top of page

Apreender: Fazer algo é empreender. Construir, servir, atender é a máquina propulsora do desenvolvimento econômico. A inovação trazida por esse movimento permite a sociedade renovar-se e progredir de modo constante.

​

Era da Abundância: Conhecimentos e informações até pouco tempo eram recursos escassos, hoje são abundantes. Neste imenso mar de informações, como discernir entre boas e excelentes ideias? Entre elas, qual a melhor para mim? Qual delas se aplica ao contexto social em que estou?

​

Boas ações: Pequenas boas ações são maiores do que uma grande ideia genial impossível de ser realizada. Um antigo ditado popular diz que: “Gênio é aquele que coloca boas ideias em prática”. Qual é o diferencial das pessoas realizadoras? Quais são as ações que transformam ideias em realidade?

​

Ação pessoal: Cada pessoa tem uma contribuição única e insubstituível a dar a si mesmo, a sua família ou ao mundo. Realizar seus sonhos é uma tarefa só sua, mesmo que seu sonho seja um pedacinho de um sonho coletivo maior. Como identificar talentos pessoais? Como identificar a melhor contribuição a dar a sociedade em busca da realização dos sonhos?

​

Coletividade: Uma comunidade empreendedora evita crises, criando soluções benéficas à sociedade antes dos recursos ficarem escassos. Assim, investir no empreendedorismo hoje, é investir na estabilidade econômica a longo prazo e em uma sociedade feliz e próspera. “Todos somos mais inteligentes do que qualquer um de nós”, provérbio Japonês.

​

Educação Empreendedora: Antigamente a educação em nível técnico ou universitário não visava o empreendedorismo. Era difícil encontrar bons cursos ou livros sobre como se “forma” um empreendedor. Atualmente, há uma grande oferta de cursos voltados ao desenvolvimento de habilidades empreendedoras, na internet e em institutos educacionais. E é por meio destes facilitadores de conteúdos sobre empreendedorismo que o número de empresas pequenas e médias tem aumentado no Brasil.

​

Empreendedorismo no Brasil: Segundo dados do Governo Federal, dados internacionais afirmam que o empreendedorismo no Brasil está cada vez mais sólido. No Brasil criam-se cerca de 600 mil novos negócios por ano, dados similares aos da China. Esse progresso mantém-se por meio do incentivo do poder público, oportunidades advindas de novos produtos e serviços e por meio educação empreendedora. 

​

Empreendedorismo: Ser um bom empreendedor (autogestor) é o primeiro passo para ser um bom empresário (gestor de empresas, organizações ou grupos).

​

Minicurso -  Os tesouros do Empreendedor: Identifique os recursos que já são seus.

​

Minicurso - Inventando o futuro através da Teoria U:  as mentalidades econômicas 

​​

Minicurso - Princípios básicos  da inovação & produção: planejamento.

bottom of page